
“Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.” (Bertold Brecht)
Privatizar é o que o estado capitalista faz para se livrar da responsabilidade natural que tem como estado, a de zelar pelo bem público.
ResponderExcluirEu poderia ainda lançar mil insultos sujos e maculados contra essa exploração que se autodenomina sistema político-econômico, mas se o fizesse seriam chamados de blasfêmias, com as quais não compactuo e que só podem ser ditas por lábios que já perderam a razão.
E aí, lola!!! Ótima citação! Brecht é o cara!
ResponderExcluirTenho uma amiga que fez o tcc de filosofia dela todo sobre ele!
Um marxista de ponta, que escreveu ótimos textos para teatro.
Agora, a privatização do tempo, das atividades humanas (que chamamos trabalho), da nossa vida pública que agora deve ser exposta e controlada é coisa pouca! Ainda sofremos muito com o capitalismo.
O Estado, apesar de toda a utopia que o cerca, não é inocente, na verdade, Bruno, o Estado é o outro lado da moeda de todo o modo de produção capitalista.
O Estado moderno tem a missão de manter em funcionamento a máquina produtora de mercadorias (nós somos uma delas), não é função do estado moderno defender o povo, nem promover o bem comum! Isso quase ninguém percebe.
Por isso que precisamos lutar contra estes monstro de duas cabeças: O Estado Institucional moderno e o Capitalismo!